Vereador Rosivaldo Cordovil
Powered by Conduit Mobile

quinta-feira, 27 de março de 2014

Comandante do CMA, general Eduardo Villas Boas, é o mais novo Cidadão de Manaus



O general homenageado, entre os vereadores Bosco Saraiva, Rosivaldo Cordovil, o prefeito de manaus, Arthur Neto e a desembargadora Maria  do Socorro GuedesO general do Exército Brasileiro Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, atual comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA) é o mais novo Cidadão de Manaus. A entrega do título concedido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi feita em cerimônia comandada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), na manhã desta quarta-feira (26). A homenagem é de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN).
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), prestigiou o evento, que teve também a participação da vice-presidente e corregedora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Maria do Socorro Guedes; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador federal Davi Alves de Melo Junior; do deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB), representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); do comandante da 12ª Região Militar do CMA, general de Exército, Theóphilo Gaspar de Oliveira – futuro comandante do CMA; do chefe do Estado-Maior do CMA, general de brigada Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do comandante do 2º Grupamento de Engenharia, general de brigada Antonio Leite dos Santos Filho; e do assessor parlamentar do CMA, general de brigada Thaumaturgo Sotero Vaz.
Também estiveram presentes na homenagem o chefe dos Serviços Gerais, representando o 9º Distrito Naval, capitão de mar e guerra Antônio de Jesus Barbosa; o secretário executivo, Eriberto de Souza Corrêa, representante do Gabinete do Vice-Governador José Melo, além do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDLM), Ralph Assayag, e do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Wilson Périco,
Ao dar boas vindas ao homenageado, Rosivaldo Cordovil assegurou que o título era o reconhecimento ao comandante do CMA que cumpriu bem sua missão na Amazônia e à frente do Exército se mostrou um enorme parceiro de Manaus, que a pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo passar por um processo de recuperação administrativa. “Quis o destino que brasileiros chegassem no Estado e na cidade. Por força de seu trabalho, o homenageado não veio a passeio e cumpriu fielmente a Lei da Selva”, disse.
No momento em que o general se despede de Manaus, como ressaltou o vereador, a capital amazonense quis dar o seu muito obrigado, com o título. “E onde estiver, que continue de sentinela para defender a terra que aprendeu a amar”, recomendou.
Lembranças
O prefeito Arthur Neto, por sua vez, lembrou de passagens da vida do militar na região, como o pedido de casamento da filha durante um salto de paraquedas pelo noivo, e a tomada rápida de decisões por parte do general quanto às questões que chegam em suas mãos. “Quando discuti com ele a participação do CMA no asfaltamento das ruas, antes mesmo que fizesse a proposta ele disse que queria participar. E o Exército asfaltou a Avenida Coronel Teixeira. Sua tomada de decisão foi de maneira célere”, contou o prefeito.
A homenagem, segundo Arthur foi justa e acertada. “Demonstra que somos gratos a quem nos ajuda”, considerou o prefeito que também agradeceu aos vereadores pela aprovação do Projeto de Lei que permitiu a antecipação dos créditos no valor de R$ 33,3 milhões decorrentes de royalties relacionados à exploração de petróleo e gás natural para transformar o Fundo Previdenciário Manausprev em superavitário e não prejudicar o atendimento nas aposentadorias.
Arthur dedicou grande parte do seu discurso, ao Golpe de 1964, por parte dos militares. Lembrou fatos que ocorreram naquela época. “O Exército não é o mesmo de 1964. Ao contrário, deu base para a democracia. E fez o Brasil passar por passos civilizatórios que deram tranquilidade que hoje temos de termos a Força Aérea, a Marinha Brasileira, zelando pelo país e zelando pelas nossas fronteiras, nosso espaço aéreo, nosso mar territorial. E ao mesmo tempo baluartes da democracia nesse país”, assegurou.
Lembrou do ex-colega de Congresso Nacional, o senador Jarbas Passarinho, considerado por ele, um dos homens mais cultos que já viu, e com quem construiu uma amizade no Congresso, que teria lhe dito nas inúmeras discussões: “Arthur, naquele momento (sobre o fatídico e truculento AI-5, como assegurou o prefeito) era vocês e nós. Meu pai foi cassado e Jarbas assinou a cassação. Mas é coisa superada. Fiz essa colocações por estar se aproximando o 31 de Março”, justificou o prefeito.
Emocionado, o general Eduardo Villas Bôas agradeceu a homenagem ao dizer que o título era a maior honraria. “Me sinto pequenininho. Sei que quem está sendo homenageado é o Exército. Obrigado a todos, aos vereadores e ao prefeito pela sua visão de estadista fazendo um grande trabalho em Manaus”, afirmou.
Eduardo Villas Bôas dentro de um mês está indo embora de Manaus. “Obrigado Manaus pelo reconhecimento ao trabalho de integração do Exército. Sinto-me filho de Manaus desde que cheguei aqui, em 1976. Foi a cidade em que mais tempo passei, pois fui tocado pela magia do encontro das águas, da toada, da vida simples, patriota e empreendedora do povo amazonense”, garantiu ele, que foi aplaudido de pé pelo plenário cheio de vereadores, militares, parentes e familiares do homenageado.
Histórico
Vilas Bôas nasceu no dia 7 de novembro de 1951, na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Filho de Antônio Villas Bôas e Inalda Dias da Costa Villas Bôas, estudou no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, São Paulo. Ingressou nas fileiras do Exército em 1957, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, também em Campinas, formando-se em 1969, na Turma Marechal Cândido Rondon. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1970 para seguir a carreira militar vitoriosa, de cadete a oficial do Exército.
Dentre as principais funções exercidas destacam-se: oficial de operações do Batalhão da Guarda Presidencial, oficial de operações da 6ª. Região Militar, instrutor e comandante do curso de infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, chefe da Assessoria de Atividades Especiais do Comando de Operações Terrestres, comandante do 1º Batalhão de Infantaria da Selva (Manaus-AM), chefe da Assessoria Parlamentar do Exército, chefe do Estado-Maior do CMA, comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e 7º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

No exterior, exerceu a função de Adjunto do Adido junto a Embaixada do Brasil na República Popular da China, chefe da Assessoria Especial de Gestão e Projetos do Estado-Maior do Exército.

terça-feira, 25 de março de 2014

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta segunda-feira (24), o Projeto de Lei nº 163/2013 que trata sobre a criação da ‘Creche do Idoso’. Proposto pelo vereador Dr. Ewerton Wanderley (PSDB) e subscrito pelo vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), o projeto segue para a sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).
Pela proposta a ‘Creche do Idoso’ irá atender as necessidades de pessoas com idade superior a 60 anos – com a perda de autonomia comprovada legalmente por meio de laudo médico -, e cuja condição de vulnerabilidade social também seja comprovada.  O espaço será dotado de estrutura física e de pessoal, com cuidadores, nutricionistas, médicos e demais profissionais da área de saúde que possam prestar atendimento ao público da terceira idade.
O horário de funcionamento da creche será em horário comercial, além de ser proibido o ‘pernoite’, no local. Na elaboração do projeto houve o cuidado para que a creche não seja confundida com um asilo ou centro de convivência, pois o local atenderá os idosos apenas no horário em que os familiares estejam impossibilitados de atendê-los.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Rosivaldo Cordovil defende faixas de pedestres como instrumento de segurança de alunos e de usuários do transporte coletivo.

“As faixas de pedestres salvam vidas”. Com essa certeza, o presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus, vereador Rosivaldo Cordovil  (PTN), defendeu, nesta segunda feira ( 24),  em discurso no plenário Adriano Jorge a instalação de mais faixas, principalmente  em frente às escolas da cidade. “Temos que buscar maior segurança para o pedestre. No caso das escolas é fundamental que as crianças possam atravessar as ruas sem o risco de serem atropeladas”, disse o vereador.
Para concretizar essa ação de proteção aos pedestres, o vereador solicitou ao Manaustrans que pinte as faixas imediatamente, pois assim, muitas vidas serão salvas. De acordo ainda com o presidente da comissão de transporte, algumas faixas foram suprimidas por causa do trabalho de reasfaltamento. “Com o trabalho feito pela prefeitura, em algumas ruas de Manaus, as faixas sumiram. Nesses casos, o pessoal do Manaustrans já sabe onde pintar”, salientou.
Ao falar sobre as faixas de pedestres, o vereador disse ainda que as pessoas que estão criticando a instalação desse instrumento na avenida Constantino Nery, não percebem que a faixa  e o semáforo são os únicos instrumentos do usuário do transporte coletivo que precisa apanhar o ônibus, no meio da pista. “Enquanto não tivermos passarelas, a faixa salva vidas. Não podemos esquecer que no trânsito, o pedestre e o passageiro são prioridade”, afirmou.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Estivadores comemoram cem anos de fundação do Setemeam na CMM a convite do vereador Rosivaldo cordovil.




Compromisso, reivindicações, avanços tecnológicos e respeito com o meio ambiente foram as palavras de ordem pronunciadas pelos membros do Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores de Estivas de Minério do Estado do Amazonas (Setemeam) durante a Sessão Especial realizada nesta sexta-feira (14) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A cerimônia proposta pelo vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) homenageou os cem anos de fundação da categoria, que na ocasião entregou ao presidente do Setemeam, Claudoval Farias Barreto uma placa de honra pela importância da mão de obra portuária e qualificada no serviço produtivo.
Em seu pronunciamento, Cordovil destacou que a categoria atravessa gerações e é a grande responsável pelo embarque e desembarque das riquezas do País. Ele ressaltou ainda, que em Manaus, onde está instalado um dos principais portos do Brasil, o modelo Zona Franca, faz do porto e dos com trabalhadores que ali ganham o pão de cada dia, peças fundamentais para a sobrevivência. “Cargas dos mais variados tipos chegam e saem pelo nosso famoso Rodway. Falar de estivadores é falar de pessoas simples, mas de uma força de trabalho inesgotável, por isso esta singela homenagem”, completou Rosivaldo.
Na tribuna, Claudoval Farias relembrou as lutas, reivindicações e vitórias conquistadas pelo Setemeam ao longo do tempo, e disse que comemorar cem anos de fundação representa responsabilidade, avanços tecnológicos, compromisso e respeito com o meio ambiente. “Esses são os maiores motivos de satisfação e alegria para dá continuidade aos trabalhos”, pontuou o presidente.
Ele ressaltou também, como uma das maiores conquistas da categoria, os acordos salariais. “Hoje os nossos estivadores estão com o maior salário da categoria do Brasil”, observou Farias.
Quanto às reivindicações a serem alcançadas pela categoria, está a mudança em alguns itens da Lei 12.815 que dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários. “Temos que rever a questão da renda mínima e principalmente as aposentadoria especiais”, frisou Claudoval.
Profissionalismo
O presidente também destacou que atualmente os melhores profissionais estão na estiva amazonense e que para isso inúmeros cursos para aperfeiçoar e melhorar a qualidade do trabalho dos estivados. “Fizemos cursos profissionalizantes como os de guindastes para oferecer melhor segurança e responsabilidade em nosso trabalho”, acrescentou o presidente. “O papel do sindicato é conversar, negociar e manter a mão de obra valorizada procurando demonstrar que a nossa categoria é capaz de realizar um trabalho eficiente e produtivo, com segurança e respeito ao meio ambiente”, concluiu o presidente.
O evento contou com a presença de estivadores ativos e aposentados os quais na ocasião também deixaram o seu recado. O estivador Elias Brasil que vem de um a família de estivadores disse que hoje é um dia especial. “Quero dizer a todos que não é fácil completar cem anos de existência da categoria e me sinto mais orgulhoso de participar desses cem anos”, reforçou.
Antônio Carlos da Silva, presidente do Sindicato dos Estivadores de Itacoatiara, agradeceu ao presidente do Setemeam a oportunidade de trabalho aos 30 estivadores de intercambio que estão espalhados nos portos de Manaus. “São pais de famílias dignos e honestos”, disse.
O aposentado João Batista Almeida, 80, comparou os cem anos do Setemeam a uma empresa produtiva. “Tudo o que consumimos em Manaus passa pelas mãos dos estivadores”, disse ele, ao lembrar-se dos tempos em que o trabalho dos estivadores era uma atividade braçal.
Também marcaram presença o secretário do Setemeam, Clodomiro Farias Barreto, o médico da CMM, Expedito Teodoro, e familiares dos estivadores.
Breve histórico
A categoria dos estivadores foi reconhecida no Brasil em 1993, posteriormente por lei, em 1998. Em Manaus, são três os períodos distintos da organização. O primeiro foi no período da borracha; o segundo, no âmbito urbano, a partir de 1910 com as agremiações assistencialistas e, o terceiro, associado à criação dos sindicatos dos operários após 1914.
Entre tantas lutas, a mais difícil foi mudar o conceito da população sobre o perfil do trabalhador do porto. Hoje, o Sindicato dos Estivadores do Amazonas tem aproximadamente 300 portuários que trabalham em portos privados e públicos.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Aos amigos que moram no município de Santo Antônio do Içá no Alto Solimões, o meu abraço.


quarta-feira, 12 de março de 2014

Câmara vai entregar título de Cidadão de Manaus ao comandante militar da Amazônia, General Eduardo Villas Bôas.

O comandante militar da Amazônia, general de Exército Eduardo Villas Bôas será homenageado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), no próximo dia 26, com o título de ‘Cidadão de Manaus’. A data foi acertada com o próprio comandante, durante uma visita de cortesia dos vereadores Rosivaldo Cordovil (PTN) e Wilker Barreto (PHS) feita na terça-feira (12).
Os dois parlamentares fizeram questão de enfatizar , durante o encontro com o general, que estavam cumprindo uma missão dada pelo próprio prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). A propositura da entrega da honraria foi feita pelo vereador Rosivaldo Cordovil  e aprovada pela Câmara ainda no ano de 2013.
Durante o encontro com os vereadores, realizado no Comando Militar da Amazônia (CMA), o comandante se disse muito honrado com a homenagem e que mesmo nascendo no Sul, há muito tempo se tornou amazonense de coração. “Ainda tomo chimarrão, mas, depois de conhecer, aprendi a amar, e, principalmente, sempre estarei disposto a defender a Amazônia”, disse o general.
Ao lembrar-se da parceria da prefeitura com o Exército, na recuperação das ruas de Manaus, o vereador Rosivaldo Cordovil, ressaltou a importância da homenagem que será prestada pelo Poder Legislativo Municipal ao general Villas Bôas. “O CMA tem uma história que se mistura com a própria história da Amazônia. Ter o general como Cidadão de Manaus é um orgulho para todos nós”, afirmou.
Na mesma linha de pensamento e reconhecendo o trabalho realizado pelo Exército, o vereador Wilker Barreto, na condição de líder do prefeito, salientou o trabalho de defesa e do próprio desenvolvimento regional realizado pelas tropas. “As ações desses, vão muito mais além da defesa das fronteiras. A ajuda oferecida aos ribeirinhos é fundamental para a sobrevivência de muitas comunidades”, disse.

terça-feira, 11 de março de 2014

Universitários da Nilton Lins recorrem ao vereador Rosivaldo Cordovil para garantir ônibus e segurança na saída das aulas.

 A retirada de algumas linhas de ônibus que atendiam os universitários da faculdade Nilton Lins e os constantes assaltos que ocorrem no entorno da instituição foram os principais assuntos abordados na reunião entre os alunos e o vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), na noite desta segunda-feira (24).
De acordo com os estudantes, a medida de retirar as linhas do transporte coletivo está causando um enorme prejuízo, dificultando ainda mais o retorno para casa. “Nós estamos chegando em casa só depois de meia-noite, pois a única linha que vai para o bairro Cidade Nova (350) não para mais no ponto, pois, o ônibus já vem completamente lotado”, disse a estudante Clarice Peixoto.
Clarice e muitos outros alunos relataram o crescente número de assaltos que vem ocorrendo na saída das aulas. “Como somos obrigados a ficar esperando na parada até mais tarde, isso aqui fica um deserto, e os bandidos aproveitam para atacar, pois eles sabem que sempre estamos com um notebook, ou telefone celular”, acrescentou.
Após ouvir os relatos, o vereador que esteve com os alunos nas próprias paradas, garantiu iniciar uma série de pedidos para as autoridades com o objetivo de acabar com esses problemas que atingem os alunos da Nilton Lins. “Primeiramente vamos saber da SMTU o motivo do desaparecimento das linhas 005, 006, 423 e 453. A situação aqui está crítica. É muita gente nas paradas em frente à faculdade, na hora da saída. Além disso, vamos pedir também a presença de viaturas do programa Ronda no Bairro, pelo menos nesse horário, para garantir a segurança dos alunos”, explicou o vereador que é o presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus.

Vereador cobra faixas de pedestres e confirma audiência para discutir plano de mobilidade urbana para Manaus

As faixas de pedestres em frente às escolas precisam ter prioridade na administração pública. Com esse pensamento é que opresidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) cobrou do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) a pintura das faixas, o mais rápido possível.
A cobrança foi feita nesta terça-feira (11), durante discurso no plenário Adriano Jorge. “Fizemos diversos pedidos ao Manaustrans e até agora estamos esperando que sejam feitas as pinturas, pois as aulas já começaram e o perigo de atropelamento das crianças ronda as escolas”, disse o vereador.
O presidente da Comissão aproveitou o tema para dizer também que em breve a CMM vai discutiro plano de mobilidade urbana da cidade de Manaus. “Temos que fazer o plano até 2015, pois quem não fizer, ficará impedido de receber verbas federais. E Manaus não pode ser prejudicada nos seus projetos”, afirmou.
Entre tantos projetos, o vereador listou o monotrilho, o BRS, BRT e até o metrô de superfície. Deacordo com ele, todas as tecnologias já estão operando em várias partes do mundo. Por isso, é preciso discutir a melhor que será utilizada em Manaus.
 
Copyright © 2013 Rosivaldo Cordovil