Vereador Rosivaldo Cordovil
Powered by Conduit Mobile

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Presidente da Comissão de Transporte da Câmara vai ao Rio Grande do Sul e conhece em detalhes o Aeromóvel



Rosivaldo afirmou também que é preciso que o processo seja tecnicamente viável, dentro das peculiaridades da nossa região - Foto: Tiago Corrêa/CMMBuscar soluções para o quadro sombrio que atualmente vive o transporte público nas grandes cidades tem sido um dos grandes objetivos da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus. Pensando assim, o presidente da comissão, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), recentemente, viajou para o Rio Grande do Sul e conheceu o Aeromóvel que está funcionando em Porto Alegre. Esse modal de transporte,interliga por uma via elevada, o aeroporto internacional Salgado Filho a uma estação de trem urbano.
A distância percorrida é de 814 metros, feita em menos de dois minutos. “Estamos diante de um transporte rápido, seguro, confortável, sustentável e energeticamente eficiente. Uma experiência positiva, com tecnologia brasileira e que com os devidos estudos, podemos, quem sabe, implantar em Manaus”, disse o vereador.
Rosivaldo afirmou também que é preciso que o processo seja tecnicamente viável, dentro das peculiaridades da nossa região. “Não podemos apenas achar interessante, precisamos ter cuidados, sermos cautelosos na hora de decidirmos por esse modal”, alertou. O vereador justificou sua preocupação, ao levar em consideração outras tentativas de se implantar em Manaus modelos de outros lugares, sem atentar para a nossa realidade.
O Aeromóvel de Porto Alegre foi uma das obras feitas para a Copa 2014. Ele é um sistema automatizado que utiliza veículos leves e não motorizados. A propulsão é pneumática, ou seja, o ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais, através de um duto colocado dentro da via elevada. O vento empurra uma placa fixada ao veículo que se movimenta sobre rodas de aço apoiadas em trilhos.
“No momento em que estamos em busca de soluções para esse verdadeiro caos urbano, causado pela enorme quantidade de veículos, que travam as cidades, diminuindo a qualidade de vida das populações, o Aeromóvel precisa ser levado em consideração. Em Porto Alegre funciona muito bem, por isso, temos que olhar com muito carinho para esse modal”, ressaltou o presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus. Após o período da Copa, o vereador garante que vai abrir as discussões sobre o tema, por meio de audiências públicas, no seio da comissão, com todos os interessados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que moram em Manaus.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vamos curtir e compartilhar essa ideia que pode salvar muitas vidas amigos. #Avidapedepassagem.


Cidade Nova e Vila da Prata terão datas específicas no Calendário Oficial do município para comemorar aniversário

Datas específicas para os aniversários dos bairros Cidade Nova e Vila da Prata foram propostas pelo vereador Rosivaldo Cordovil - FOTO: Tiago Corrêa-DIRCOM/CMMOs bairros Cidade Nova, zona Norte, e Vila da Prata, zona Oeste, já têm datas específicas de seus aniversários dentro do Calendário Oficial de Manaus. É o que estabelece os Projetos de Lei (PL) 441/13 e 446/13, ambos de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), aprovados, nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e agora seguem para sanção do prefeito Artur Neto (PSDB).
O autor das propostas considera de grande relevância a aprovação das Leis, por considerar que as lutas diárias dos moradores de ambos os bairros são relevantes para o desenvolvimento, além de se tratar de bairros antigos. “É mais que merecido que os bairros recebam essas homenagens de comemorações no calendário oficial do município”, disse Rosivaldo Cordovil.
De acordo com a proposta 441/13, o dia 23 de abril é a data especifica para festejar o aniversário do bairro Cidade Nova. O PL prevê ainda que as comemorações poderão ser organizadas por entidades públicas, privadas ou entidades sem fins lucrativos.
Conforme justifica o projeto, o bairro Cidade Nova foi criado em 1981 com a necessidade de reorganizar o espaço urbano da capital, já que grande parte da população ocupava o Centro da cidade, morando em palafitas a beira do rio. Essa reorganização tinha que ser condizente com o novo modelo econômico promovido pela Zona Franca de Manaus (ZFM). Dessa forma, Manaus passou por um processo de crescimento e passou a enfrentar o maior de todos os problemas sociais, que era a questão da moradia.
Na tentativa de resolver tal problema, o então governador José Lindoso decidiu prover moradia à população e criou o Projeto Cidade Nova. Nascendo, portanto, o maior conglomerado habitacional da cidade de Manaus. Após isso, o bairro cresceu e desenvolveu-se rapidamente. Hoje, com uma população estimada com mais de 300 mil moradores, foi projetada em forma de núcleos, formado por 24 núcleos, além de abranger outras comunidades em seu entorno, conjuntos e condomínios, como relata a propositura.
Já os moradores do bairro da Vila da Prata, vão poder comemorar o aniversário do respectivo bairro no dia 28 de outubro, data oficial do Calendário Oficial de Manaus, como institui o Projeto de Lei 446/13.
Segundo o PL, o bairro Vila da Prata existe desde 1970, como uma população estimada aproximadamente de 12 mil moradores. Apesar de ser um bairro pequeno, durante todos esses anos, os moradores tem buscado melhorias para o local. No entanto, não foram suficientes para atender às todas as necessidades.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Projeto de Lei do Executivo Municipal altera estrutura do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano

                            
Após aprovado no plenário da CMM, Projeto de Lei será submetido à avaliação da CCJR - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMMO Projeto de Lei (PL) — oriundo de mensagem do Executivo Municipal — referente à emenda que altera a redação do parágrafo 1º do artigo 221 da Lei Orgânica do Município (Loman), ao ampliar a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), seguiu, nesta terça-feira (3), para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM).
O CMDU integra a estrutura organizacional do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), e é presidido pelo prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto – ou por pessoa por ele designada -, além de contar com um representante de vários órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Manaus, assim como de entidades ligadas à indústria e o comércio. Pela proposta, o conselho passará a contar com um representante da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/AM), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), além de atualizar a denominação de diversas entidades e órgãos que integram o CDMU.
Sobre o Conselho
O CMDU é um órgão colegiado de caráter técnico, disciplinar e deliberativo sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano do município de Manaus. Entre as suas competências estão o acompanhamento da implementação do Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus; e a deliberação, no âmbito do Poder Executivo Municipal, sobre projetos de lei, planos, programas e projetos relativos ao desenvolvimento urbano de Manaus.
 
Copyright © 2013 Rosivaldo Cordovil