Vereador Rosivaldo Cordovil
Powered by Conduit Mobile

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cidade Nova e Vila da Prata terão datas específicas no Calendário Oficial do município para comemorar aniversário

Datas específicas para os aniversários dos bairros Cidade Nova e Vila da Prata foram propostas pelo vereador Rosivaldo Cordovil - FOTO: Tiago Corrêa-DIRCOM/CMMOs bairros Cidade Nova, zona Norte, e Vila da Prata, zona Oeste, já têm datas específicas de seus aniversários dentro do Calendário Oficial de Manaus. É o que estabelece os Projetos de Lei (PL) 441/13 e 446/13, ambos de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), aprovados, nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e agora seguem para sanção do prefeito Artur Neto (PSDB).
O autor das propostas considera de grande relevância a aprovação das Leis, por considerar que as lutas diárias dos moradores de ambos os bairros são relevantes para o desenvolvimento, além de se tratar de bairros antigos. “É mais que merecido que os bairros recebam essas homenagens de comemorações no calendário oficial do município”, disse Rosivaldo Cordovil.
De acordo com a proposta 441/13, o dia 23 de abril é a data especifica para festejar o aniversário do bairro Cidade Nova. O PL prevê ainda que as comemorações poderão ser organizadas por entidades públicas, privadas ou entidades sem fins lucrativos.
Conforme justifica o projeto, o bairro Cidade Nova foi criado em 1981 com a necessidade de reorganizar o espaço urbano da capital, já que grande parte da população ocupava o Centro da cidade, morando em palafitas a beira do rio. Essa reorganização tinha que ser condizente com o novo modelo econômico promovido pela Zona Franca de Manaus (ZFM). Dessa forma, Manaus passou por um processo de crescimento e passou a enfrentar o maior de todos os problemas sociais, que era a questão da moradia.
Na tentativa de resolver tal problema, o então governador José Lindoso decidiu prover moradia à população e criou o Projeto Cidade Nova. Nascendo, portanto, o maior conglomerado habitacional da cidade de Manaus. Após isso, o bairro cresceu e desenvolveu-se rapidamente. Hoje, com uma população estimada com mais de 300 mil moradores, foi projetada em forma de núcleos, formado por 24 núcleos, além de abranger outras comunidades em seu entorno, conjuntos e condomínios, como relata a propositura.
Já os moradores do bairro da Vila da Prata, vão poder comemorar o aniversário do respectivo bairro no dia 28 de outubro, data oficial do Calendário Oficial de Manaus, como institui o Projeto de Lei 446/13.
Segundo o PL, o bairro Vila da Prata existe desde 1970, como uma população estimada aproximadamente de 12 mil moradores. Apesar de ser um bairro pequeno, durante todos esses anos, os moradores tem buscado melhorias para o local. No entanto, não foram suficientes para atender às todas as necessidades.

Sobre o ""

Rosivaldo Cordovil é vereador da cidade de Manaus pelo PTN e é Presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Rosivaldo Cordovil