Os transtornos causados pelas carretas que ficam estacionadas irregularmente na Zona Sul de Manaus foi o tema principal do discurso do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), nesta quarta feira (29), durante sessão legislativa da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Além de denunciar essa prática, que segundo o vereador vem se tornando comum, Rosivaldo solicitou que seja feita uma rigorosa fiscalização por parte do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). “Os longos engarrafamentos e os acidentes registrados naquelas vias, onde ficam concentradas as carretas, precisam acabar, por isso peço a presença dos agentes do Manaustrans e assim salvar vidas”.
Ainda durante o discurso, o vereador que é o presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP), salientou que o poder público já estabeleceu regras e normas que proíbem essa situação, mas os motoristas continuam o desrespeitar as leis. “O Código de Trânsito Brasileiro proíbe o estacionamento fora do horário de carga e descarga, mesmo assim, a população continua sofrendo por causa das ações desses caminhoneiros”, disse o vereador.
Cordovil foi além, ao denunciar que o perigo fica maior ainda na parte da noite. “Muitas vezes, essas carretas ficam estacionadas em partes escuras da via, dificultando ainda mais para os outros motoristas. O perigo de acidente aumenta e vidas podem se perder pela irresponsabilidade de uns poucos. Por isso, conclamo o Manaustrans que fiscalize, não só a Zona Sul, mas todas as zonas da cidade, pois está se tornando comum este tipo de procedimento por parte dessas transportadoras”, finalizou o vereador.