Vereador Rosivaldo Cordovil
Powered by Conduit Mobile

quinta-feira, 27 de março de 2014

Comandante do CMA, general Eduardo Villas Boas, é o mais novo Cidadão de Manaus



O general homenageado, entre os vereadores Bosco Saraiva, Rosivaldo Cordovil, o prefeito de manaus, Arthur Neto e a desembargadora Maria  do Socorro GuedesO general do Exército Brasileiro Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, atual comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA) é o mais novo Cidadão de Manaus. A entrega do título concedido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi feita em cerimônia comandada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), na manhã desta quarta-feira (26). A homenagem é de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN).
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), prestigiou o evento, que teve também a participação da vice-presidente e corregedora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Maria do Socorro Guedes; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador federal Davi Alves de Melo Junior; do deputado estadual Arthur Bisneto (PSDB), representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); do comandante da 12ª Região Militar do CMA, general de Exército, Theóphilo Gaspar de Oliveira – futuro comandante do CMA; do chefe do Estado-Maior do CMA, general de brigada Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; do comandante do 2º Grupamento de Engenharia, general de brigada Antonio Leite dos Santos Filho; e do assessor parlamentar do CMA, general de brigada Thaumaturgo Sotero Vaz.
Também estiveram presentes na homenagem o chefe dos Serviços Gerais, representando o 9º Distrito Naval, capitão de mar e guerra Antônio de Jesus Barbosa; o secretário executivo, Eriberto de Souza Corrêa, representante do Gabinete do Vice-Governador José Melo, além do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDLM), Ralph Assayag, e do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Wilson Périco,
Ao dar boas vindas ao homenageado, Rosivaldo Cordovil assegurou que o título era o reconhecimento ao comandante do CMA que cumpriu bem sua missão na Amazônia e à frente do Exército se mostrou um enorme parceiro de Manaus, que a pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo passar por um processo de recuperação administrativa. “Quis o destino que brasileiros chegassem no Estado e na cidade. Por força de seu trabalho, o homenageado não veio a passeio e cumpriu fielmente a Lei da Selva”, disse.
No momento em que o general se despede de Manaus, como ressaltou o vereador, a capital amazonense quis dar o seu muito obrigado, com o título. “E onde estiver, que continue de sentinela para defender a terra que aprendeu a amar”, recomendou.
Lembranças
O prefeito Arthur Neto, por sua vez, lembrou de passagens da vida do militar na região, como o pedido de casamento da filha durante um salto de paraquedas pelo noivo, e a tomada rápida de decisões por parte do general quanto às questões que chegam em suas mãos. “Quando discuti com ele a participação do CMA no asfaltamento das ruas, antes mesmo que fizesse a proposta ele disse que queria participar. E o Exército asfaltou a Avenida Coronel Teixeira. Sua tomada de decisão foi de maneira célere”, contou o prefeito.
A homenagem, segundo Arthur foi justa e acertada. “Demonstra que somos gratos a quem nos ajuda”, considerou o prefeito que também agradeceu aos vereadores pela aprovação do Projeto de Lei que permitiu a antecipação dos créditos no valor de R$ 33,3 milhões decorrentes de royalties relacionados à exploração de petróleo e gás natural para transformar o Fundo Previdenciário Manausprev em superavitário e não prejudicar o atendimento nas aposentadorias.
Arthur dedicou grande parte do seu discurso, ao Golpe de 1964, por parte dos militares. Lembrou fatos que ocorreram naquela época. “O Exército não é o mesmo de 1964. Ao contrário, deu base para a democracia. E fez o Brasil passar por passos civilizatórios que deram tranquilidade que hoje temos de termos a Força Aérea, a Marinha Brasileira, zelando pelo país e zelando pelas nossas fronteiras, nosso espaço aéreo, nosso mar territorial. E ao mesmo tempo baluartes da democracia nesse país”, assegurou.
Lembrou do ex-colega de Congresso Nacional, o senador Jarbas Passarinho, considerado por ele, um dos homens mais cultos que já viu, e com quem construiu uma amizade no Congresso, que teria lhe dito nas inúmeras discussões: “Arthur, naquele momento (sobre o fatídico e truculento AI-5, como assegurou o prefeito) era vocês e nós. Meu pai foi cassado e Jarbas assinou a cassação. Mas é coisa superada. Fiz essa colocações por estar se aproximando o 31 de Março”, justificou o prefeito.
Emocionado, o general Eduardo Villas Bôas agradeceu a homenagem ao dizer que o título era a maior honraria. “Me sinto pequenininho. Sei que quem está sendo homenageado é o Exército. Obrigado a todos, aos vereadores e ao prefeito pela sua visão de estadista fazendo um grande trabalho em Manaus”, afirmou.
Eduardo Villas Bôas dentro de um mês está indo embora de Manaus. “Obrigado Manaus pelo reconhecimento ao trabalho de integração do Exército. Sinto-me filho de Manaus desde que cheguei aqui, em 1976. Foi a cidade em que mais tempo passei, pois fui tocado pela magia do encontro das águas, da toada, da vida simples, patriota e empreendedora do povo amazonense”, garantiu ele, que foi aplaudido de pé pelo plenário cheio de vereadores, militares, parentes e familiares do homenageado.
Histórico
Vilas Bôas nasceu no dia 7 de novembro de 1951, na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Filho de Antônio Villas Bôas e Inalda Dias da Costa Villas Bôas, estudou no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, São Paulo. Ingressou nas fileiras do Exército em 1957, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, também em Campinas, formando-se em 1969, na Turma Marechal Cândido Rondon. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1970 para seguir a carreira militar vitoriosa, de cadete a oficial do Exército.
Dentre as principais funções exercidas destacam-se: oficial de operações do Batalhão da Guarda Presidencial, oficial de operações da 6ª. Região Militar, instrutor e comandante do curso de infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, chefe da Assessoria de Atividades Especiais do Comando de Operações Terrestres, comandante do 1º Batalhão de Infantaria da Selva (Manaus-AM), chefe da Assessoria Parlamentar do Exército, chefe do Estado-Maior do CMA, comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e 7º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

No exterior, exerceu a função de Adjunto do Adido junto a Embaixada do Brasil na República Popular da China, chefe da Assessoria Especial de Gestão e Projetos do Estado-Maior do Exército.

Sobre o ""

Rosivaldo Cordovil é vereador da cidade de Manaus pelo PTN e é Presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Rosivaldo Cordovil