Vereador Rosivaldo Cordovil
Powered by Conduit Mobile

terça-feira, 4 de junho de 2013

Veículo Leve sobre Pneus (VLP) é tema de reunião entre SMTU e Prefeitura de Manaus.


A possibilidade da Prefeitura de Manaus adotar o novo sistema de mobilidade urbana denominado VLP - Veículo Leve sobre Pneus,  foi nesta terça-feira (04) em reunião entre o titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, e o prefeito Artur Neto (PSDB).
O presidente da  Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Rosivaldo Cordovil (PTN) fez o convite ao superintendente para  discutir o assunto e  marcar um audiência entre as partes. Para Carvalho, o VLP é um importante projeto para capital e vai trazer benefícios à população, bem como à qualidade de vida. “É certamente o sistema de transporte de massa mais adequado para Manaus, pela tecnologia inovadora, design que integra a cidade, movido à eletricidade, estar na dimensão humana, não agredir a paisagem urbana e, das novas tecnologias, ele é o mais acessível”, comentou Pedro Carvalho.
Segundo Bernard Ramus, representante da Empresa Translohr NTL no Brasil, responsável pela fabricação do veículo, o VLP é um transporte sobre pneus com tecnologia moderna de última geração. “Ele é guiado por duas roldanas apertadas num trilho central e também é é elétrico,  mas também pode receber um sistema de baterias para circular nas áreas em que os cabos aéreos são indesejáveis”, destacou.
Ramus ressaltou que o VLP é um meio de transporte inovador, ecológico, seguro, confiável e rápido, já testado e aprovado na Europa em cidades como Paris, Clermont Ferrand, Venise, Padou, (França), e ainda Tianjin e Shangai (China) e na América do Sul, em Medelin, na Colômbia.  “Ele leva uma  solução realista para a mobilidade urbana de Manaus e responde plenamente à modernização do transporte coletivo da cidade”, disse.
Entre as vantagens do veículo, segundo Bernard Ramus, estão: a exploração unificada e integrada VLP-Onibus, bilhete único, intermodalidade otimizada, malhagem de toda a cidade, rede de ônibus reestruturada com linhas de abastecimento do VLP, e redução do número de ônibus circulando no centro. “Em Manaus é capital de um Estado símbolo mundial de um compromisso de desenvolvimento sustentável exemplar, por isso esse novo sistema se coloca como o mais adequado”, completou.

Fonte - Jornal Acrítica 
http://acritica.uol.com.br/manaus/manaus-amazonas-amazonia-Veiculo-Leve-Pneus-reuniao-terca-feira-transporte-transito_0_931706839.html
Fotografia 
 (Evandro Seixas )

Sobre o ""

Rosivaldo Cordovil é vereador da cidade de Manaus pelo PTN e é Presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Rosivaldo Cordovil